Adote uma Caneca no Trabalho!

Apenas 4% do lixo é reciclado no Brasil e dentre os principais resíduos sólidos observados na composição do lixo urbano brasileiro, os copos descartáveis ocupam posição de destaque.

  • Se você usa 3 copinhos por dia no trabalho, ao final do ano terá desperdiçado 700 copos!

  • E um copo plástico leva entre 250 e 400 anos pra se decompor na natureza.

COPINHOS DESCARTÁVEIS? DESCARTE ESSA IDEIA.

  • Use sua caneca!
  • No Brasil, estima-se que são consumidos 720 milhões de copos descartáveis diariamente.
  • Isso mesmo, você leu certo, diariamente!
  • Que herança você quer deixar para o planeta?

  • Os copos descartáveis são um grande problema para o meio ambiente.

  • O poliestireno é uma matéria-prima barata, portanto, no que tange ao aspecto comercial, sua reciclagem não é economicamente viável. Esse material é produzido a partir de processos químicos no petróleo, que é uma fonte não-renovável, poluente, e que implica grande impacto ambiental.


  • Destinado de maneira inadequada, além de contaminar o solo, os copos podem contaminar cursos d’água, chegando aos oceanos, onde se transformam em micro-plásticos, provocando mortalidade na vida marinha.

  • Outro fator considerado é do consumo da água para a produção deste produto, que segundo reportagem do G1-Globo, é de 500 ml de água por copo. Enquanto a lavagem de uma caneca ou copo na pia utiliza 400 ml, como estimou a Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

  • Além disso, uma pesquisa feita pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apontou que os copos descartáveis feitos a partir de poliestireno (PS), quando em contato com substância quente (café ou chá, por exemplo), podem liberar estireno em quantidade acima da considerada segura pelo Ministério da Saúde.

Veja algumas algumas ações exemplares realizadas no Brasil:

☕️ CAMPANHA DA CANECA - IFF

Projeto IFF Sustentável propõe uso de canecas no lugar de copos descartáveis.




“Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, ocorrido no dia 05 de junho, lançamos o desafio de convidá-los  a substituir o copo descartável por uma caneca. Essa ação traz a reflexão do uso racional dos bens públicos implicando em utilizá-los de forma econômica evitando o seu desperdício. Segundo Ministério do Meio Ambiente, calcula-se que um único servidor use pelo menos 500 copos descartáveis ao ano em repartições públicas. 

Contamos com a participação de todos nessa empreitada, se cada um fizer a sua parte, preservaremos o nosso patrimônio público e natural, transformando o IFF em uma instituição Sustentável!”

https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-centro/noticias/iff-sustentavel-propoe-trocar-copos-plasticos-por-uma-caneta-fixa

A CAMPANHA ADOTE UMA CANECA ESTÁ SENDO UM SUCESSO.

Prefeitura de São Francisco do Sul

“Diversos servidores já aderiram e deixaram de consumir copos plásticos, o que além de gerar economia, preserva o meio ambiente.”

Durante o expediente não utilize copos descartáveis. Use sua caneca”

https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/noticia/841/campanha-adote-uma-caneca-completa-um-mes


@Tjap_Oficial
Adote uma caneca no trabalho.

Você economiza copos descartáveis e ajuda a preservar o meio ambiente!

#AbraceEssaCampanha


SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

POR QUE ADOTAR UMA CANECA?

Num dia de trabalho usa-se, em média, 3 copos por dia, que são descartados após o uso. Multiplicando pela quantidade de dias que trabalhamos num mês, temos uma média de 66 copos por mês por pessoa. Só no STJ temos mais de 5 mil pessoas trabalhando diariamente, sem contar os visitantes. Já pensou no impacto desse número?
O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo, sendo que sua decomposição na natureza leva em torno de 200 a 450 anos. Os copos plásticos são feitos a partir de matéria prima não renovável, pois é proveniente do petróleo, implicando em grande impacto ambiental tanto para sua extração quanto para seu descarte.

Então o melhor a se fazer é adotar uma caneca ou copo retornável no trabalho. Assim você economiza dinheiro público e ainda contribui para a preservação do planeta.


TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ACRE LANÇA CAMPANHA AMBIENTAL ADOTE UMA CANECA

Objetivo é conscientizar magistrados, servidores e a sociedade para a preservação do planeta, com a redução do consumo de copos descartáveis.

Com o slogan “mude de hábito em defesa do meio ambiente”, o Tribunal de Justiça do Acre lança a campanha Adote uma Caneca, com o intuito de conscientizar magistrados, servidores e a sociedade para a preservação do planeta, com a redução do consumo de copos descartáveis.

A iniciativa faz parte do Programa Natureza Viva, lançado pela atual gestão em 2015, o qual desenvolve ações voltadas à economia de recursos e, não menos importante, ao estabelecimento de metas de redução de consumo de energia elétrica, água, papel, telefonia e descartáveis.

Em sua fabricação, um copo descartável consome muita água, cerca de um copo do líquido para cada copo produzido. Para reciclar esse copo é consumida uma quantidade de água ainda maior.

É preciso levar em conta também o petróleo usado na produção, o lixo que o copo representa e os combustíveis gastos para fazê-lo chegar até o consumidor.

Além disso, considerando a quantidade de vezes que se bebe água todos os dias e pelos dias do ano, o servidor que utiliza três copinhos descartáveis por dia, vai economizar 700 por ano com o uso da caneca.

Detalhe importante é que as canecas serão personalizadas (com os respectivos nomes), feitas em material resistente, de excelente qualidade.

https://www.tjac.jus.br/2016/02/tribunal-de-justica-do-acre-lanca-campanha-ambiental-adote-uma-caneca/

Projeto “Caneque-se” busca diminuir quantidade de lixo produzido no Instituto

Os servidores do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam), a partir desta semana, estão sendo incentivados a ter uma postura diferente para preservar o meio ambiente. Por meio do projeto “Caneque-se Ipam”, o Instituto está distribuindo canecas para todos os funcionários, em substituição aos copos plásticos. Elas são gratuitas e serão de uso exclusivo no local de trabalho. A iniciativa busca uma mudança no comportamento de consumo dos profissionais, prezando pela diminuição da quantidade de resíduos produzidos.

Mais de 70 mil copos de plástico eram gastos anualmente pelos 64 profissionais do órgão. “São despesas e danos à natureza que não valem a pena, considerando que os descartáveis são usados por cerca de 12 segundos e levam de 200 a 450 anos para se decompor. Os copos nos custavam cerca de R$ 2,2 mil ao ano. Já com as canecas gastamos apenas R$ 1,3 mil, uma despesa que teremos apenas uma vez”, enfatiza André.

A funcionária Priscila da Silva Lorenzzetti Prado já recebeu sua caneca. “É uma ótima iniciativa, pois utilizávamos muitos copos. Cada vez que alguém ia tomar água ou um cafezinho, pegava um copo novo. Isso gera uma quantidade enorme de lixo. Era, no mínimo, um copo por dia para cada um. Agora somos incentivados a ter essa mudança nos nossos hábitos”, elogia a analista de sistemas.


CAMPANHA ADOTE UMA CANECA - UFSC

A campanha “Adote uma Caneca” faz parte do Programa “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo” do UFSC Sustentável.

O objetivo específico dessa campanha é reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis na Universidade, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar


https://ufscsustentavel.ufsc.br/campanhaadoteumacaneca/



UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Adote uma caneca!

A UFABC está empenhada em reduzir o consumo de descartáveis como os copos plásticos.

Assim, estamos lançando a campanha "Adote uma Caneca", para incentivar a utilização deste utensílio e assim diminuir a quantidade de resíduos gerados pela Universidade.

Colabore contra o desperdício! #ConsumoConscienteUFABC



CAMPANHA: ADOTE UMA CANECA! - FAGRO

https://www.fagro.com.br/blog/campanha-adote-uma-caneca



“Se utilizarmos 3 copos ao dia, considerando uma média de pouco mais de 230 dias trabalhados, chegamos a um total próximo de 700 copos ao ano. São sete centenas de copos descartáveis. Dá para pesar na consciência, não é mesmo? Setecentos copos descartados na natureza que vão levar outras centenas de anos para se decompor. Precisaríamos de, aproximadamente, umas 5 vidas de 70 anos para tirarmos o pesar do descarte aliado ao mal uso. Triste.

Pensando verde, a Fagro aderiu à campanha "Adote uma Caneca". Esse simples gesto contribui substancialmente para frear o uso dos copos plásticos. Uma canequinha, que dure um ano, é equivalente ao uso daqueles 700 copos plásticos que só fazem mal ao nosso planeta. Todos podem contribuir com essa nobre causa.”

O nosso campo, em duplo sentido, que tanto zelamos, que tanto temos apreço, não pode ser machucado pelo homem. Abracemos nossa Terra, nossa cidade, nossa casa e nosso trabalho espalhando o verde, para que o campo, futuramente, ainda seja campestre, de ar bucólico e que, em nossas cidades, sempre haja espaço para harmonia entre homem e natureza. Pense verde!
https://www.fagro.com.br/blog/campanha-adote-uma-caneca


CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ)

Com pequenos gestos, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente. Um copinho de plástico demora, em média, 250 anos para se decompor. Muito tempo vai passar, muitas gerações virão e o seu copo ainda estará sujando o planeta.

Além disso, a produção de copos gasta insumos e energia elétrica que também tem impacto no meio ambiente. Pense nisso!

Conheça outras dicas na Cartilha Socioambiental do #CNJ.

#sustentabilidade




CAMPANHA DAS CANECAS - UFRB
O Núcleo de Logística Sustentável, em parceria com o Núcleo de Gestão de Almoxarifado, promove entre os colegas servidores, uma campanha para reduzirmos o consumo de copos descartáveis na UFRB.

A ideia é que cada servidor adote um copo ou caneca.

Os copos descartáveis (plásticos) podem fazer mal à saúde quando são aquecidos. Ao ter contato com líquidos quentes, podem liberar uma grande quantidade de estireno, produto tóxico, e estudos (pesquisa da UFMG) indicam que pode causar até câncer.

Sua reciclagem também é muito pequena em comparação com a grande quantidade que é produzida. Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados, pois fazem muito volume, são leves e necessitam ser limpos, ou seja, é preciso consumir mais água e energia.

Adote você também esta idéia, preserve o meio ambiente e cuide da sua saúde!
https://www.ufrb.edu.br/logisticasustentavel/index.php/arquivo-de-noticias/12-campanha-das-canecas



https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=48573



SECRETÁRIA ESTADUAL DO PV MULHER NO PARÁ LANÇA A CAMPANHA “ADOTE UMA CANECA”

https://pvmulher.com.br/secretaria-estadual-do-pv-mulher-no-para-lanca-a-campanha-adote-uma-caneca/



https://www.arraial.rj.gov.br/portal/noticias/0/3/19/arraial-do-cabo-inicia-campanha-para-diminuir-uso-excessivo-de-copos-descartaveis-nos-setores-publicos

https://sebrae.ms/empreendedorismo/caneque-se-acao-do-sebraems-promove-troca-de-copos-descartaveis-por-canecas-sebrae-empreendedorismo/#

COGIC REDUZ 64% O USO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS - FIOCRUZ




Por que evitar o uso do copo descartável?

O plástico não é um material biodegradável, por isso é poluidor do meio ambiente, tem vida útil bem pequena e pode levar em média 400 anos para se decompor na natureza. Copos descartáveis são produtos derivados do petróleo, fonte não renovável. A reciclagem consome uma enorme quantidade de água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável pelo baixo valor de venda no mercado.

http://www.cogic.fiocruz.br/2019/01/cogic-reduz-64-o-uso-de-copos-plasticos-descartaveis/

☕️ Somos especialistas em canecas de porcelana personalizadas.
PEDIDO MÍNIMO: 50 CANECAS